Métricas de Experiência do Cliente – As 3 métricas mais importantes de CX. NPS, CSAT e CES

metricas-kpi-customer-experience

A ideia desse post é falar sobre as 3 métricas de experiência do cliente (as mais importantes). Afinal, para otimizar a experiência do cliente, é preciso medi-la, por isso vamos falar sobre essas 3 métricas de CX e como elas podem, juntas, te dar um overview do que você pode melhorar e de onde está o seu CX.

  • Net Promoter Score – NPS
  • Satisfação do Cliente – CSAT
  • Pontuação do Esforço do Cliente – CES

Já aproveito para dizer que nenhuma métrica isolada dará uma visão completa, mas você pode combinar essas 3 métricas de CX, que são testadas e comprovadas, quando o assunto é pesquisa de experiência do cliente como base de um programa de “Voz do Cliente”.

O que é experiência do cliente?

Afinal, o que é CX? Customer Experience é um conjunto de interações que ocorrem entre a sua empresa e o seu cliente, construindo uma memória e sentimentos entre vocês.

Vale lembrar que essas percepções são vistas somente pelo lado do cliente.

Quando ocorre uma interação, ela é percebida por meio da mente consciente ou inconsciente do cliente, e esses sentimentos carregam emoções e expectativas durante toda essa relação cliente/empresa.

A experiência do cliente está ligada aos pontos de contato (touchpoints) e à jornada do seu cliente.

Se quiser saber mais sobre Experiência do Cliente, basta acessar o nosso artigo.

Como medir a experiência do cliente?

Como cada negócio é diferente, não existe uma única métrica que funcione para todas as empresas e clientes.

Medir a experiência do cliente requer algumas abordagens como entrevistas, coletas nos pontos de contatos e algumas métricas como NPS, CSAT e CES.

Se você combinar essas métricas de CX com algumas percepções humanas, conseguirá ter uma visão mais holística da jornada do cliente, permitindo que você melhore a experiência dele.

Net Promoter Score – NPS

O NPS – Net Promoter Score® foi desenvolvido em 2003 pela Bain and Company, quando um dos sócios, Fred Reichheld, publicou o seu artigo “O número que você precisa para crescer” (em inglês: “The One Number You Need to Grow”), na Harvard Business, revista da Universidade de Harvard, nos EUA, em que aborda suas descobertas sobre a popular pergunta do NPS:

 “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”

Nesse artigo, Fred comenta que o sucesso de uma empresa está ligado à adoção de métricas.

Se interessou pelo assunto? Sugiro a leitura do nosso artigo sobre Net Promoter Score – NPS.

Satisfação do Cliente – CSAT

Satisfação do cliente, junto com NPS, é uma das métricas mais usadas em Customer Experience.

Existem várias escalas e formas para acompanhar a satisfação do cliente, porém, a mais conhecida é a escala de 1 a 5.

As pontuações mais altas acabam indicando que você atendeu as expectativas do seu cliente.

A pesquisa de satisfação do cliente é frequentemente usada após o atendimento ao cliente.

A métrica de satisfação do cliente também pode ser utilizada para avaliar a “felicidade” após as interações que o cliente tem com a sua marca.

Se você quiser se aprofundar nas respostas, você pode incluir uma pergunta aberta para os seus clientes escreverem quais atributos contribuíram para a sua alta ou baixa satisfação.

Pontuação de Esforço do Cliente – CES

A pontuação do esforço do cliente acaba ficando em terceiro lugar entre as 3 métricas de experiência do cliente mais usadas.

A pontuação do esforço do cliente avalia o seu esforço em determinado ponto da jornada, ajudando, assim, os gestores a removeram obstáculos e resolverem os problemas para que seus clientes possam executar uma tarefa com mais facilidade.

CES é muito usada após uma interação do cliente com o suporte, mas também é possível aplicar uma pesquisa de pontuação sobre o seu esforço do cliente para avaliar processos como os de instalação ou treinamento de software.

Uma pesquisa da HBR afirma que o poder da Pontuação do Cliente realmente é forte, visto que 94% expressaram intenção de recompra quando relataram baixo esforço, e 88% afirmaram que aumentariam os seus gastos.

Já, por outro lado, 81% dos clientes que sinalizaram um esforço alto, isto é, que tiveram dificuldade para resolver os problemas, afirmaram que fariam boca a boca negativo.

A HBR acredita que o desempenho do CES no ambiente de serviço é motivado por dois fatores:

  • Capacidade de capturar a impressão do cliente em nível transacional;
  • Capacidade de capturar experiências, tanto positivas quanto negativas.

Se quiser ler mais sobre essa pesquisa da HBR, eu vou deixar a referência no final do artigo.

Como as Métricas de Experiência do Cliente funcionam juntas?  

Sabendo que o Net Promoter Score consegue oferecer uma visão de lealdade do cliente, e que CSAT e CES são métricas transacionais que ajudam a sua equipe a acompanhar e analisar os principais pontos da jornada do cliente, você pode usar essas 3 métricas de experiência do cliente para ter uma visão mais abrangente do seu negócio.

Se quiser saber mais sobre essas e outras formas de melhorar a experiência do cliente, basta me chamar nos comentários 😉

Referência: Pesquisa HBR

Sobre a Qwst

Há 18 anos a Qwst vem ajudando empresas como Santander, Votorantim, Carrefour, Natura, Riachuelo, Latam Travel, Tigre e Localiza a entenderem em profundidade as decisões dos consumidores através de Pesquisas de Satisfação, NPS, Conjoint, Maxdiff e Worthix.

Além disso, somos líderes em projetos de CEM (Customer Experience Management) no cenário brasileiro, e a primeira consultoria a trazer modelos econométricos customizados e métodos de valuation para o cálculo do retorno sobre investimento das experiências dos clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pocket
Email
Thamara Hollanda

Thamara Hollanda

Publicitária com MBA em Marketing Digital e Pós em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral. Escrevo sobre Customer Experience, NPS, CSAT, conjoint, maxdiff e métricas para o Metricx Blog.

Indicamos esses posts para você...

Metricx Newsletter

Receba Conteúdo Sobre Customer Experience!

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
metricx_logo_blog-menu-desktop

RECEBA OS MELHORES
ARTIGOS SOBRE CUSTOMER
EXPERIENCE
EM TEMPO REAL.

Centenas de pessoas estão lendo sobre Customer Experience.